sexta-feira, fevereiro 02, 2007

casa junto a linha ferrea


Em "Casa junto à Linha-férrea" é-nos apresentada uma misteriosa casa, dividida entre a luz e a sombra, e cuja base não é visível, trespassada que está por uma linha-férrea. O mistério coloca-se porque esta não é uma típica casa suburbana ou rural americana. Estaremos então numa cidade? As referências são poucas e as certezas menos. Fico-me pela contemplação dos símbolos.
A casa, símbolo de uma ordem irreconciliável com a natureza. A linha-férrea, divisória e limitadora mais do que um elemento de progresso e comunicação. Construídas provavelmente em tempos distintos, elas desafiam-se em silêncio. Noto que as janelas – umas abertas, outras menos – confirmam a lenta morbidez que envolve o conjunto. E mesmo a luz, que clareia a fachada mais à esquerda, se resigna a um desaparecimento gradual. Olhando melhor, descubro uma espécie de aura que envolve o edifício. Depois de construída esta casa fantasma, o "comentário" de Hopper é auspicioso: as chaminés, de um vermelho berrante, devolvem-lhe um sentido. Talvez ainda se possa viver ali dentro!

Tiago Lança

1 comentário:

Anónimo disse...

querido tiago, quando é que apanhas o comboio e vens visitar a minha 'casa' parisiense. não esqueço a promessa que me fizeste, e olha que já lá vão uns anos.
abraço com saudade
tua catarina firmo