sexta-feira, janeiro 23, 2009

As meninas do bar Can Can na Hang Shan Lu em Shangai

Uma mongol de vestido leve decotado - pele muito branca, como mandam as leis da atracção chinesa (brancura pura, não apanhar sol, as peles morenas são as das pessoas do campo, trabalhadores rurais, logo atrasados e pobres)– atira perguntas e respostas meio cómicas, provocantes. Outra de 16 anos não fala inglês, só se ri. Calças de ganga e colete fino preto, corte de cabelo à tigela, os olhos são um risco de riso que perfaz um rosto do tipo japonês, parece saída de uma manga. Uma delas, uma espécie de cicerone com o cabelo muito bem apanhado, pede para beber um copo comigo. Mas eu não sou cliente delas, só da cerveja. E ela desiste.
As miúdas vêm de várias partes da China para aquela cidade selvagem de dinheiro e vida. Atiram-se a um cliente ocidental que lhes paga em bebidas. Quem ganha é a casa, um proprietário chinês que nunca lá põe os pés. Elas ganham uma pequena comissão do que fizerem beber. Todas as noites no mesmo balcão as mesmas miúdas com homens diferentes.
O rapaz que serve as bebidas – único homem da casa – fica a vê-las sem reacção. As línguas despontam, os homens velhos põem-lhes as mãos nas mamas, sentam-nas ao colo, fazem conversa tonta, elas elogiam-lhes o cabelo, as mãos, a personalidade de há 5 minutos: “you’re a smart and funny guy”. São profissionais das conversas de engate. Lá em cima há uma sala de snooker e luzes mais baixas para onde levam os clientes se querem uma sessão de ‘conversa’ privada.
Ao fim da noite quando eles vão embora jogam cartas umas com as outras, comem petiscos de rua “very spicy” que fazem retorcer as caras bonitas quando mastigam. Dão risinhos infantis no seu falar chinês a gozar umas com as outras. Parecem amiguinhas de escola. Todas as noite a mesma coisa, diz o rapaz.

2 comentários:

llima disse...

Um encontro, segundo Deleuze... eis uma individuação de blogues... de ser-texto à vida escrita... um acontecimento, uma festa!

Dalaiama disse...

Obrigado pelo teu regresso.
Adoro ler estas coisas.
Devias ser escritora.
E se calhar até és.
:)